filipe santos ceo bnext parceiro PHC

Porque deve escolher a BNEXT para ser o seu parceiro PHC

Depois de ter dado os primeiros passos na reta final de 2022, o projeto BNEXT tem o ano de 2023 pela frente para acelerar rumo a novos negócios e trazer grandes resultados para os seus mais de 500 clientes. Mas porque é que a BNEXT é o melhor parceiro PHC? Know-how, um vasto conhecimento das soluções de ERP, do setor industrial e muita vontade de criar uma marca de excelência no mercado das soluções de IT para negócios são algum dos elementos para o sucesso da BNEXT, aqui explicados pelo CEO da empresa, José Filipe Santos.

“O projeto BNEXT nasce em 2022 a partir de três empresas distintas, todas com um grande foco em soluções PHC – Solunext, Big Level e a unidade de negócios PHC da Pontual Business Solutions. Mas a relação entre estas empresas já existia há muitos anos, e foi nas reuniões da AETICE, onde muitos empresários de Santa Maria da Feira fazem networking, que as conversas mais sérias sobre lançar este projeto foram surgido. Foi aí que pensámos: se sempre nos demos bem como concorrentes e partilhamos a mesma visão, porque não nos juntarmos e criamos um projeto novo, com mais conhecimento e robustez para abordar este mercado?

A par disto, encontramo-nos num contexto de muitas fusões no setor das tecnologias de comunicação. Percebemos que a união faz a força, e que as diferentes valências que tinhamos isoladamente já não acrescentavam valor, a não ser que nos juntássemos – e aí sim, trariamos algo de novo para o mercado.

Assim, criámos a BNEXT no final do ano, dedicando os primeiros meses a consolidar processos e equipas. E foi curioso, pois percebemos que, para além dos valores que nos guiam, havia mais em comum: a visão estratégica, que apontava na mesma direção – a aposta em soluções PHC com um grande foco no setor da indústria, sobretudo soluções de add-ons na área da produção.

Parceiro PHC para soluções de Indústria

A indústria é um setor muito interessante e que tem cada vez mais necessidades de sistemas de gestão como os ERPs. Para além disso, temos pessoas com conhecimentos muito profundos na área industrial, não só a nível de produtos mas também de processos, e isso é um diferenciador nosso, uma vez que há uma grande escassez de recursos humanos com know-how em aspetos relacionados com o processo produtivo. Tratam-se de pessoas que dominam o contexto de chão de fábrica, sabem olhar para uma linha de produção e percebem como a digitalizar e quais são as variáveis mais importantes a enquadrar num modelo de software de gestão.

Tudo isto apoiado nas soluções PHC para a Indústria, um produto de elevada sofisticação com uma base sólida que pode ser personalizada através de add-ons desenvolvidos por nós, mais adaptados à realidade e com grande aceitação por parte dos clientes. A indústria é também um setor que tem maior disponibilidade financeira e apetência para estas soluções, uma vez que as empresas conseguem ter uma boa perceção de quanta diferença elas fazem no seu dia-a-dia.

Soluções de valor acrescentado para a área da logística

Dentro do setor indústria, uma das nossas apostas de futuro são os add-ons na área da logística. Estamos a desenvolver soluções que aceleram as movimentações dos processos de mercadoria dentro das empresas.

Um circuito de logística é um processo que deve estar o mais otimizado possível, desde a receção da matéria-prima à expedição dos produtos. Se não houver um sistema robusto que coloque todo o processo em marcha, há grandes perdas de eficiência e quebras na performance das empresas. A exigência do mercado é tanta que se nao existir um mecanismo muito bem afinado, isso gera perdas de competitividade.

E é aí que entra a nossa solução de mobilidade na área da logística, que permite de forma simples e intuitiva aceder a informação de encomendas a partir de validações e regras internas, expedições com critérios definidos (por rota, viatura, e outros), racionalizando todos os fluxos e o trabalho das equipas e permitindo ao gestor de logística alcançar maiores níveis de eficiência.

Gestão de stocks e inventários

Muitas vezes, os inventários são uma grande dor de cabeça para as empresas. Dizem as boas práticas que, para fazer um inventário, devem parar-se as operações; no entanto, hoje em dia parar gera uma grande ineficiência de processos e quebras de produtividade. Parar o mínimo de tempo possível só é viável com uma ferramenta de ERP bem configurada para esse efeito.

A solução de logística e inventários que estamos a desenvolver e apresentaremos ao mercado em 2023 dota as empresas de ferramentas para alcançar uma elevada eficiência, facilitando o processo, sobretudo nos casos em que existe a necessidade de fazer inventário várias vezes ao longo do ano.

Um novo ponto de viragem nas soluções de ERP

O mercado dos ERPs tem tido vários desenvolvimentos interessantes ao longo dos anos, e o caminho foi sempre apontando na direção de uma personalização cada vez mais refinada dos softwares. Hoje, estamos num novo ponto de viragem. As soluções que existem atualmente revelam tanto potencial de personalização que, caso o cliente opte por desenvolver de raiz uma solução 100% adaptada à sua realidade, o investimento de tempo e recursos pode ser demasiado pesado.

Existem cada vez mais nichos de mercado que exigem grande especialização das equipas e muito conhecimento em determinadas áreas. A pergunta que começa a ser feita às empresas é “Como é que esta solução pode ajudar-me a mim e ao meu setor?” O cliente procura algo que resolva completamente as suas dores. De certa forma, há uma inversão na relação entre a empresa e cliente, em que o cliente começa a ter um papel mais decisivo na forma sobre como devem ser desenhadas estas soluções.

Dentro do setor da indústria, este é o caminho que a BNEXT quer desbravar em 2023.

Ambicionamos apostar num setor que é muito diverso, onde as soluções horizontais devem funcionar em harmonia com as verticais. É a partir daí que delinearemos a nossa estratégia de diferenciação no mercado, fazendo nascer novos produtos e soluções para os nossos clientes.