Digitalização, automação, IA e sustentabilidade. Embora nenhuma destas tendências seja uma grande novidade para o setor da logística, a sua relevância será ainda maior em 2025. Os grandes players mundiais têm vindo a abrir caminho e a ditar as regras do jogo no que diz respeito à adoção da tecnologia, e a mudança tem-se alastrado a todo o setor da logística, levando as empresas a reinventar-se, de forma a manter elevados níveis de competitividade.
Vejamos, então, de que forma é que estas tendências vão marcar a logística em 2025.
Digitalização
A digitalização é um processo, não um fim; assim, em 2025, as operações logísticas vão continuar a investir em tecnologias para aumentar a produtividade em armazém e nas redes de transporte, aumentando a eficiência e promovendo a sustentabilidade. As soluções avançadas de software na cloud permitem gerir cadeias de abastecimento com maior precisão, desde os inventários até ao planeamento de rotas e atualizações em tempo real para os clientes, a cada fase do processo.
Vivemos num período de aceleração digital, em que as soluções tecnológicas já não podem funcionar de forma isolada, mas sim, integradas. Esta integração vai permitir que as empresas de logística detetem e respondam mais rapidamente às mudanças. Por outro lado, em 2025, o rastreio de produtos vai tornar-se mais sofisticado, o que fará com que os prazos de entrega sejam mais curtos, aumentando a competitividade dos negócios e a satisfação do cliente.
Automação
A escassez de mão de obra no setor da logística e o aumento do nível de exigência por parte dos consumidores, que querem prazos de entrega cada vez mais curtos, estão a impulsionar a automação dos fluxos de trabalho.
Em 2025, vamos ver cada vez mais empresas a investir em tecnologias como a robótica, robôs móveis autónomos, drones para armazéns e veículos guiados automaticamente que realizam tarefas repetitivas, como a seleção, embalamento e triagem de encomendas. Da mesma forma, serão utilizados sistemas automatizados de armazenamento e recuperação para otimizar o uso do espaço em armazém e melhorar a densidade de armazenamento e os tempos de recuperação. Quando integrados nos sistemas da cadeia de abastecimento, estas tecnologias vão gerar operações mais eficientes, com menos erros e uma melhor resposta às dinâmicas do mercado atual.
Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)
De acordo com a McKinsey, a implementação da IA ajudou empresas a reduzir custos logísticos em 15%, melhorar a gestão de inventários em 35% e a alcançar um aumento de 65% no cumprimento dos acordos de nível de serviço. Números que, em 2025, vão certamente aumentar, uma vez que as tecnologias de IA e ML vão ter um impacto cada vez maior na otimização das operações de logística. Vejamos dois exemplos.
Nos armazéns, a rastreabilidade do inventário pode ser automatizada através de câmaras e sensores baseados em IA que reduzem o erro humano. E nos transportes, os algoritmos de IA têm também um impacto positivo, pois conseguem conjugar dados sobre o trânsito, caraterísticas dos veículos e janelas de entrega para otimizar rotas. Isto, por sua vez, vai levar a uma redução no consumo de combustível, prazos de entrega mais curtos e clientes mais satisfeitos.
Sustentabilidade
Com a pressão para reduzir as emissões de dióxido de carbono nos setores da Logística e Indústria a aumentar, mais empresas vão identificar e corrigir ineficiências que, por um lado, promovam a sustentabilidade, e por outro, permitam economizar custos e melhorar o desempenho operacional.
Também aqui, a tecnologia vai ter um papel fulcral, nomeadamente em aspetos como as opções de entrega ecológica, entregas em pontos de recolha e a utilização de dados em tempo real que permitem prolongar a vida útil da frota. A juntar a isto, a adoção de veículos elétricos, a otimização de rotas de transporte e os sistemas inteligentes em armazém, com recurso a soluções de conectividade, computação em nuvem e análises de dados, vão potenciar a sustentabilidade nas operações logísticas.
Foco na otimização, eficiência de custos e sustentabilidade na distribuição e entrega. Em 2025, a tecnologia vai continuar a acelerar operações de logística em todo o mundo, fazendo deste um setor cada vez mais dinâmico e exigente.
Procura uma solução de gestão para a logística do seu negócio? O software X-Supply da BNEXT permite-lhe gerir armazéns em contexto de mobilidade, de forma mais eficiente, produtiva e integração com o software PHC. Fale connosco para saber mais.