COMERCIAL@BNEXTCONSULTING.COM

+351 256 310 110

SUPORTE

Fundos europeus para empresas: porque investir no Portugal 2030?

13/06/2024
O Portugal 2030 materializa o acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, visando a aplicação, entre 2021 e 2027, de um montante global de 23 mil milhões de euros.
logotipo portugal 2030
O período pós-pandemia viu surgir novas oportunidades de financiamento para a economia nacional, com iniciativas como o Portugal 2030 a ganhar destaque. Estes fundos europeus são uma preciosa alavanca para as empresas, que têm assim a oportunidade de beneficiar de apoio nos seus investimentos em áreas tão cruciais como a transformação digital e a transição energética. Se ainda não investiu, saiba que nos próximos meses não vão faltar oportunidades para mudar o rumo do seu negócio.

Em maio de 2024 foi anunciado o plano anual de avisos do Portugal 2030. Até abril de 2025 estão agendados 459 avisos com uma dotação global de 4500 milhões de euros, o que representa inúmeras oportunidades para o país nas áreas sociais, da economia, ambiente, mar e território.

O governo anunciou ainda que, de forma a “acelerar a execução do PT2030”, nos próximos três meses (até agosto) serão lançados 253 avisos com uma dotação de 2500 milhões de euros. Assim, no website do Portugal 2030 têm vindo a ser lançados novos avisos com regularidade, o que faz desta uma excelente altura para candidatar a sua empresa a estes fundos europeus.

Mas, vamos por partes. Afinal, o que são e para que servem os fundos europeus? O que é o Portugal 2030 e de que forma é que ele pode ajudar as empresas? Quais as medidas em concreto a que posso candidatar o meu negócio, particularmente na área da digitalização e ferramentas de software de gestão? Leia o artigo e encontre a resposta para todas estas questões.

Disclaimer: A BNEXT presta serviços de consultoria em software de gestão. O intuito deste artigo é apenas divulgar as principais medidas a que as empresas se podem candidatar no âmbito dos programas de fundos europeus, uma vez que a elaboração de candidaturas não faz parte dos nossos serviços.

O que são os fundos europeus?

Os fundos europeus são instrumentos de financiamento cujo objetivo é atingir os objetivos de desenvolvimento estabelecidos pela União Europeia, e que apoiam ações a nível comunitário, internacional, regional e local. Fundos europeus como o Portugal 2030, no qual nos focamos neste artigo, são uma ferramenta essencial para incentivar ao crescimento e competitividade da economia e à redução de disparidades regionais, com um grande foco também na sustentabilidade e transição energética.

Um dos eixos fundamentais destes programas é o apoio aos negócios e à transformação digital. Existem linhas de financiamento que visam a promoção da inovação tecnológica e a melhoria de processos produtivos, a formação de profissionais em áreas digitais e investimentos a nível de infraestruturas para a digitalização.

A importância do Portugal 2030 para os negócios

Com o objetivo de promover a competitividade das empresas, fomentar a transição digital e climática e fortalecer a coesão territorial e social, o Portugal 2030 materializa o acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, visando a aplicação, entre 2021 e 2027, de um montante global de 23 mil milhões de euros.

Este valor é distribuído em 12 programas distintos, organizados por temas e regiões, e é no âmbito de cada programa que são criadas as medidas de apoio e respetivas condições a cumprir pelos candidatos. As medidas do PT2030 destinam-se a apoiar particulares, empresas, autarquias e organismos públicos, cooperativas, associações, IPSS e outras entidades privadas.

 

Porque investir em fundos europeus do Portugal 2030?

Os apoios do Portugal 2030 podem ser uma importante alavanca no crescimento dos negócios. Vejamos alguns dos maiores benefícios de que a sua empresa pode usufruir no âmbito dos fundos europeus:

  • Apoio financeiro: O benefício mais direto e imediato é, naturalmente, o apoio financeiro. Graças a estas medidas pode investir, por exemplo, em modernizar o seu negócio com novos equipamentos ou apostar em software para otimizar processos com a garantia de que uma percentagem do investimento é assegurada pelo PT2030.
  • Acesso a novas tecnologias: Muito vocacionados para a transformação digital, os fundos europeus são uma excelente oportunidade para investir em tecnologia, incluindo software de gestão, soluções de IA, big data, automação ou e-commerce, entre outras. Todas estas ferramentas permitem otimizar operações, aumentar a eficiência e produtividade e melhorar a experiência do cliente.
  • Aumento da competitividade: Conforme sabemos, a aposta em ferramentas de digitalização é essencial para a competitividade das empresas, colocando-as um passo à frente em termos de inovação e na oportunidade para chegar a novos clientes e mercados.
  • Capacitação e formação: Associada à digitalização, a formação é uma componente muito relevante do PT2030, que, como tal, conta com medidas que visam a aquisição de competências que permitam aos recursos humanos utilizar de forma autónoma as ferramentas ao seu dispor.
  • Sustentabilidade e eficiência: A aposta em apoios que visam a transformação digital dos negócios tem também um impacto positivo em termos de sustentabilidade, através da adoção de práticas que reduzem o consumo energético ou até de papel.
  • Mitigação de riscos: Investir em digitalização com o apoio de fundos europeus é também uma forma de mitigar o risco financeiro associado a grandes investimentos tecnológicos. Estes apoios permitem implementar soluções inovadoras com um menor impacto nos recursos financeiros da sua empresa.

 

Fundos europeus do Portugal 2030: avisos em aberto

I&D Empresarial – Operações individuais e em copromoção

Prazo de candidatura: 31 dezembro 2024 (4 fases)

A medida destina-se a PME da região Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve que desenvolvam atividades de investigação industrial e ou desenvolvimento experimental conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

Mais informações aqui.

SICE – Internacionalização das PME – Operações individuais

Prazo de candidatura: dezembro de 2024

Com abertura prevista para junho de 2024, esta medida tem como objetivo promover a internacionalização das PME, potenciando o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional através da implementação de ações de promoção e marketing, presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados.

Exemplo de atividades contempladas neste apoio:

  • Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  • Marketing internacional;
  • Presença online e e-commerce;
  • Criação e promoção internacional de marcas;
  • Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  • Qualidade e certificação específica para os mercados externos.

Mais informações aqui.

SICE – Inovação Produtiva – Operações individuais

Prazo de candidatura: 31 dezembro de 2024

Destina-se a apoiar empresas com atividades de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis de elevado valor acrescentado e com potencial internacionalizável e incorporação nacional.

Estas são algumas das ações contempladas:

  • Criação de um novo estabelecimento
  • Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente
  • Diversificação da produção de um estabelecimento para itens não produzidos anteriormente no estabelecimento
  • Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente

Mais informações aqui.

SICE – Qualificação de PME – Operações individuais

Prazo de candidatura: 30 de janeiro de 2025 (2 fases)

O SICE – Qualificação das PME destina-se a micro e PME de todo o território nacional (exceto ilhas) que procuram investir em soluções de transformação digital através de “fatores imateriais de competitividade”, tais como os seguintes:

  • Inovação organizacional, gestão e logística: introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento, excluindo as alterações que se baseiem em métodos de organização já utilizados na empresa;
  • Digitalização e transformação digital, incluindo cibersegurança e proteção de dados: Criação e/ou adequação dos modelos de negócios através da adoção de práticas digitais para melhorar processos através da automação de processos (BPM – business process management), do investimento em aplicações de inteligência artificial (IA) para prever tendências ou personalizar ofertas, em ferramentas e técnicas para recolher, processar e analisar grandes volumes de dados (data analytics), na transformação digital (CRM; Chatbots e assistentes virtuais) e em ferramentas e práticas para garantir a segurança dos dados e soluções para detetar e responder a ameaças cibernéticas;

Outras ações incluem a criação de marcas e design, capacitação para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos, proteção de propriedade intelectual, qualidade e certificação, transferência de conhecimento e tecnologia e sustentabilidade e ecoinovação.

Mais informação aqui.

 

Estes são alguns dos avisos do Portugal2030 em vigor nos próximos meses. Para mais informações e acesso a novos  avisos consulte o website do Portugal2030. As candidaturas a estes fundos europeus devem ser submetidas através do Balcão dos Fundos. Encontre no portal ePortugal mais informações sobre como efetuar o registo no Balcão dos Fundos.

NA BNEXT, acreditamos que instrumentos como os fundos europeus do Portugal 2030 podem dar um enorme contribuir para o sucesso dos negócios e da economia nacional. Existem neste momento muitas possibilidades de financiamento na área da tecnologia e digitalização, e nós temos as ferramentas certas para modernizar e acelerar a sua empresa.

Fale connosco e fique a conhecer as soluções tecnológicas que temos ao seu dispor!

Áreas de Especialização
Implementamos soluções totalmente adequadas à área de negócios de cada cliente, com equipas experientes e especializadas nestes setores.

Setores de Negócio

Na BNEXT encontra um parceiro especializado há 30 anos em software PHC, com desenvolvimentos próprios que personalizam e aceleram as implementações, complementadas por tecnologias de hardware e sistemas informáticos altamente robustos.

Software de Gestão ERP

Acrescentamos valor aos negócios

Qualificamos os nossos clientes com informação que os ajuda a tirar o máximo partido da tecnologia nos seus negócios, aumentando os resultados.

Os nossos conteúdos